Aconteceu no dia 14 de fevereiro de 2009 a Segunda Caminhada da Família Marin Navarro partindo de Santana até chegar no sítio em Caieiras. Esse evento fez parte das comemorações do Centenário da Vó Pilar, e relembra a primeira caminhada feita em 1.932, quando da Revolução Constitucionalista. Os pais decidiram que era melhor sair da Rua dos Espanhois, onde podia se ver marcas de bala nas paredes; foram então caminhando até o sitio, onde permaneceram por pelo menos tres meses.Nessa caminhada, até então sabemos que foram desde os mais velhos até as crianças, e tudo indica que a Vó Isabel, estava grávida...mas essa história, todos poderão conferir e até ajudar a contar com detalhes em breve. A nossa Caminhada foi um sucesso, e podemos contar com a presença de mais de cinquenta pessoas caminhando e muitas outras dando apoio, com carros, moto, van ou nos recepcionando no sítio com festa, churrasco , chopp e cantoria, como sempre.... Na ocasião foi instalada e inaugurada uma placa comemorativa, que se vê na foto. Abaixo seguem alguns comentários, pós caminhada.
Queridos primos, em primeiro lugar tenhamos um pensamento positivo e parabenizar o nosso cinqüentão do ano, Adilson, o Bidu; ele já cumpriu metade do caminho. Com esse espírito de disposição e de valor ao ente familiar com certeza ele chegará lá também. É claro outros chegarão à frente dele. Parabéns a você. Ah, tua placa ficou Dez.
Para fortalecer as palavras do Ariovaldo, que bom que recomeçamos a manter o espírito de Família de de nossos bisavós, de nossos avôs, de nossos pais e mesmo da nossa geração, e queremos que nossos filhos, netos e bisnetos mantenham para sempre, que bom vai ser quando não estivermos mais aqui e vermos lá de cima que eles estão fazendo um evento pra relembra a nossa caminhada que relembrou a de 77 anos atrás. Gosto muito do espírito do Alcides de querer ativar a memória do passado para que possamos mantê-la viva, essa é a nossa tarefa. Então que venha o próximo evento de contar a historia com os mais velhos pra que fique gravado e arquivado para toda a nossa geração futura.
Bem, falar o que da caminhada, foi simplesmente perfeita. Mas acho que uma pessoa representou o espírito guerreiro e perseverança de outrora e de não desistir jamais pra quem todos nós devemos nos curvar. Alcides é você. Foi um prazer andar ao seu lado e sentir tua força. Nem menos valor tivemos todos nós, que juntos conseguimos cumprir nosso propósito de caminhar e eternizar a Família Marin Navarro.
Agradecemos também àqueles que trabalharam no apoio para tudo acontecesse com plena segurança. A gente até perdoa aqueles que se perderam, Arilton e filho da Anitinha, vocês foram demais.